Face Feminina

A beleza feminina pode ser realçada através de procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE
CIRURGIA PLÁSTICA
AMERICAN SOCIETY OF
PLASTIC SURGEONS

Procedimentos Minimamente Invasivos

Procedimentos que visam tornar o rosto mais harmônico e permitir um envelhecimento natural e sem exageros.

Tendências

As últimas tendências em tratamentos cirúrgicos e não-cirúrgicos da face.

Bichectomia

A bichectomia é a cirurgia que retira a bola de Bichat (gordura localizada nas bochechas).

É indicada para pacientes que desejam um rosto mais afunilado, delicado e elegante. Permite que as maçãs do rosto fiquem mais proeminentes, transmitindo jovialidade e beleza. Também indicado para quem morde as bochechas com frequência.

Qual é o tipo de anestesia utilizada?
Geralmente utiliza-se anestesia local. Para pacientes mais ansiosos podemos associar anestesia geral ou sedação.

Como é realizada a cirurgia?
É realizada anestesia local dentro da boca na região das bochechas. Uma incisão de 1cm é realizada na cavidade oral por onde a gordura é tracionada e retirada, não deixando portanto cicatrizes aparentes. Utiliza-se sutura absorvível que não precisa ser retirada posteriormente.

Qual a duração do procedimento?
O procedimento demora em média 1 hora.

Qual o período de internação?
É um procedimento ambulatorial. O paciente tem alta poucas horas após.

Como é o pós-operatório?
Pode ocorrer um leve edema após a cirurgia. O paciente deverá repousar durante 3 dias se ausentando do trabalho, evitando esforços físicos durante 3 semanas, exposição ao sol e ingestão de bebidas e alimentos quentes. O inchaço normalmente dura em torno de 1 a 2 semanas para sair completamente podendo variar de indivíduo para indivíduo. É indicado que o paciente faça uso de uma compressa de gelo no local de 3 a 4 vezes por dia de 24 ou até 48 horas após a cirurgia. É recomendado que os pacientes tomem cuidados com a ingestão de grãos nas primeiras semanas, dando preferências a alimentos gelados e pastosos e evitando sal nos alimentos para acelerar o processo de resolução do edema. Utilizamos antinflamatórios e analgésicos para minimizar o desconforto.

Quais as possíveis complicações?
As complicações mais comuns são edema, seroma, hematoma. Outras complicações raras são lesão do ducto da parótida e lesão do nervo facial.

Quando obteremos o resultado final?
Existe um edema importante nas primeiras 2 semanas e começa-se a ver resultado no primeiro mês. Contudo, como em qualquer cirurgia plástica o resultado final se observa dentro de 4 a 6 meses.